Como calcular uma escada – Degraus, piso, espelho, patamares

Reunimos as informações mais importantes sobre a construção e cálculo de escadas, desde a fórmula até dicas importantíssimas para garantir conforto e segurança.

Elementos da escada

O elemento básico é o degrau. Degraus são compostos pelo piso, também chamados de passo ou pisada. Por sua vez, o espelho é a parte vertical que liga os degraus, entretanto, escadas vazadas não possuem este elemento.

Cálculo de escadas

Saber quantos degraus uma escada deve ter, a distância da pisada e do espelho, são algumas das coisas que deixam a maioria dos leitos transtornados. De fato, há muitos pedreiros que não fazem qualquer cálculo. Simplesmente constroem no olho.

A diferença de nível entre os pavimentos que a escada irá ligar, dividida pela altura do espelho, resulta no número de degraus que uma escada deve ter.

Largura da Escada

Escadas se tornam elementos de circulação agradáveis se tiverem largura superior a 90 cm. Uma escada de 80 cm, por exemplo, é estreita, claustrofóbica e de difícil circulação, além de dificultar o remanejamento de móveis e eletrodomésticos. Duas pessoas se sentirão confortáveis, lado a lado, em uma escada com mais de 1,20 m.

Altura dos degraus (espelho)

A altura considerada ideal para degraus de uma escada varia entre 16,5 e 18 cm. Porém, há uma regra que permite chegar a uma medida personalizada. Basta definir a altura do espelho para 10% da estatura da pessoa que irá utiliza-la. Naturalmente, nem todos tem a mesma estatura, logo, você precisará usar estas regras aliadas ao seu bom senso. Por exemplo, se a pessoa mais sensível da casa é um adulto idoso, parece razoável que o nível de conforto desta pessoa seja superior aos demais.

Patamares

Patamares são aquelas interrupções dos degraus, onde normalmente as pessoas descansam. São muito usados quando há mudança de direção. É recomendado que mantenham a largura dos degraus de forma a não prejudicar a passada, ou mesmo, favorecer acidentes. Em caso de escadas muito altas, não se deveria ir além dos 17 degraus sem o uso do patamar, sendo que, em alguns casos, é algo proibido.

Comprimento do degrau (piso)

Um valor de 25 centímetros é o mínimo, sendo que o ideal é que se situe entre 27 e 30 centímetros. Tal como no caso do espelho, o bom senso deve se levado em consideração para definir esta medida.

Fórmula para calcular degraus das escadas

Escada

2 x tamanho do espelho x tamanho da pisada = 64 ou 65 centímetros.

Exemplos de medidas de escadas

  • 2 x 18 cm + 28 cm = 64 cm
  • 2 x 17 cm + 30 cm = 64 cm
  • 2 x 18 cm + 29 cm = 65 cm

Dicas sobre escadas

Faça com que todos os degraus e espelhos tenham a mesma medida. Isto é importante porque o cérebro sente o tamanho dos primeiros degraus e se programa para colocar seu pé no lugar certo nos próximos. É por isso que subimos e descemos escadas no escuro sem problemas após os primeiros passos.

Quanto maior o piso, menor será o espelho e vice-versa.

Vídeo aula ensina a calcular o tamanho das escadas

Imagens de escadas

Escada interena de madeira com patamar

Escada vasada de metal

Escada vasada de madeira


1 Comentário
  1. fazer escada e bom de mais ,mexe muito com a mente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta.